Quando o paciente paga suas sessões para garantir seu salvo-conduto para sua vida emocionalmente insalubre.
Os seguros são considerados, hoje, uma ferramenta fundamental de proteção tanto para empresas quanto para pessoas em diversos âmbitos da vida e dos negócios. Nesse sentido, muitas organizações e cidadãos só conseguem amenizar riscos, garantir a tranquilidade e evitar prejuízos ou danos com a ajuda desse tipo de contrato.
E quando tratamos de seguros da psicologia? Do que estamos nos referindo? São pacientes que procuram psicoterapia para lidar com suas queixas muito bem enraizadas, ou seja, trazem muitas vezes da infância complicada ou de rupturas e traumas muito intensas, preferindo deixar dentro do "baú" por tempo indeterminado.
As sessões se torna como uma academia em que o praticante paga a mensalidade visando o bem estar físico e quem sabe emagrecer, mas que adota uma postura de ir quando dá vontade, não segue uma dieta saudável e quando questionado, adere a fala de que paga uma academia e que quando se exercita sendo certo resultado nem sempre o esperado por ele, mas acha importante o engajamento.
Então neste caso, o paciente vai as sessões para obter a escuta clínica do psicólogo, de receber o acolhimento as suas angustias e ansiedades, se torna mais fácil ou menos carregado de enfrentar "o mundo" quando se compartilha suas sombras sem o juízo de valor ou ser taxado pelo senso comum. Isto é certas falas não é possível sem compartilhado com a mãe, o marido, o cabelereiro ou muito menos com o motorista de Uber...
Mas talvez lidar com as reflexões que o psicólogo dialogue, não seja algo que neste momento o paciente aceite, preferindo aceitar apenas reafirmar suas queixas, verbalizando como isso lhe afeta em seu dia a dia, uma manutenção semanal das frustrações que lida, mas que não aceite um outro olhar ou apenas refletir sobre. Pode se levar anos neste processo e é comum pacientes relatarem anos de tratamento sem sentir quaisquer evolução. Mas mesmo diante de um longo processo, ainda sim é viável, pois parcialmente o paciente consegue rebaixar seu nível de angustia ao relatar suas queixas semanalmente, apesar de não ter intenção alguma de resolve-los.
Seguros convencionais são feitos para garantir tranquilidade, enfim o seguro-psicologia tem o intuito de manter me níveis aceitáveis das angustias, das ansiedades, das fobias, dos transtornos e outras comorbidades psicológicas em bases sustentáveis para se poder viver em sociedade.
Há muitas pessoas que aderiram a esses estilo de vida, alguns reconhecem o contrato, outros preferem não ler o que está nas entrelinhas...
Comments