Quando o paciente se queixa de quanto tempo de terapia levará para encerrar...
Geralmente isso é assunto falado na primeira sessão, quantas sessões se leva para resolver uma queixa? Normalmente a resposta é sempre um tanto vago, carecendo de responder que "depende", mas do quê? Ora de como o paciente interpreta seu processo terapêutico, nem sempre adequado a sua postura racional e imediatista em sua primeira sessão.
A forma como interpreta sua queixa tem muito haver com seu ego, de como se apresenta seu problema ao mundo, uma postura vitimizado, inconformado, agressivo, submisso? Esse comportamento é uma "casca" que a priori se acostumou/moldou ao paciente, mesmo que isso o leve ao sofrimento. Habituar-se a uma nova tratativa da situação nem sempre é algo fácil de lidar, é preciso muita sensibilidade, escuta clínica ao lidar com algo que nem sempre será um processo de acolhimento.
Então a palavra "depende" é muito individual a cada um que mergulha num processo psicoterapêutico. Não há vencedores, perdedores, não há uma linha de chegada, mas é possível num dado momento, o paciente se auto avaliar quando é chegada a hora de finalizar seu processo terapêutico, consequentemente é trabalho do psicólogo também, avaliar e contestar se o paciente tem consciência de seu processo. A tratativa do encerramento das sessões se deve o que para o paciente engloba suas prioridades, podendo atenuar por mais um tempo quando existem outras questões a serem exploradas.
Num processo psicoterapêutico relacionado a doenças mentais degenerativas ou comorbidades relacionados á vícios nem sempre a tratativa do encerramento por parte do paciente procede dando-lhe subsídios de ser o autor dessa responsabilidade, nesse aspecto procede uma equipe multidisciplinar na área da saúde para validar o encerramento.
Comments