top of page
Buscar
jhiroshi

Amor não correspondido

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Adjetivos superiores e a beleza exterior inalcançáveis, são mais atrativos porque é fácil admirar o belo, o difícil é encarar a realidade
O amor platônico nunca foi tão vivido como neste século, vivemos como náufragos, cada um em sua ilha

Uma paixão intensa de muitas entregas e planos por parte de alguém num relacionamento inicial, quase sufocante mas tão tocante que dissipa qualquer desilusão inicial. Com o passar dos dias, as devolutivas antes imersas agora se esvaiam por entre seus dedos e não se entende aonde errou.


São as idealizações e expectativas que se impõem em relação a alguém por achar que as investidas são reciprocas, doar-se se tem um peso do receber na mesma moeda independente do não conhecer o (a) parceiro (a) suficientemente.


Toda idealização ou expectativa por detrás há o controle sobre si em atribuir as ações que se toma para si perante o mundo ou por fantasia, em imaginar o par ideal, neste caso propenso além de não proporcionar a reciprocidade, o desejo em moldar conforme o imaginário que o outro delega.


Agimos automaticamente, quase por extinto, por vezes inconscientes, alheios á ponderações iniciais, mas é necessário agir sob bandeira da constante reflexão em relacionamentos iniciais quando já se tem a propensão a criar demasiadamente idealizações e expectativas sobre o outro. É uma ferramenta útil que nem sempre se há o desejo de nos lembrarmos já que "tira a magia" da sensação em si, do "mistério, da descoberta livre".


Na prática seria agir conforme o investimento amoroso do outro, se o nível for a 30%, doa-se na mesma intensidade, criando uma expectativa mais ajustável a situação onde a probabilidade de sentir injustiçado será menor. Por outro lado, um investimento do outro a 100% sobre a você, é também necessário refletir, todo intensidade é um meio de controle sobre o outro, lembrando novamente a idealização de moldar conforme a sua fantasia.


Tudo é um equilíbrio, nem sempre algumas pessoas conseguem reconhecer seu comportamento, suas ações e suas angústias, geralmente atribuem a si mesmos autores do fracasso, assumindo total responsabilidade. Esse pensamento em hipótese, é resultado de suas expectativas, sentimento esse totalmente individualista, por isso a culpa de suas ações.


O set psicoterapêutico é trabalhado essa percepção de si, refletindo em outros ângulos o mesmo cenário afim de elucidar e tornar claro possíveis situações que geralmente tomam ações de forma automática ou individualistas. A intensidade do seus atos corroboram do seu entendimento sobre amor, fraterno, familiar, próprio, é uma cadeia de significados que geralmente numa somatória o resultado não "fecha", por vezes, sobra-se em cobrir o furo em um relacionamento amoroso, como um "salvador da pátria"...



O mundo contemporâneo tal como o conhecemos é regido por idealizações imediatistas, sensações adquiridas por cenas sedutoras pelas mídias sociais, não seria estranho adquirimos o hábito por recompensas cada vez mais mastigadas sem o mínimo de esforço.


Há outras ocasiões, que certas pessoas são regidas por padrões de expectativas do que esperar de um ambiente ou de uma outra pessoa a níveis elevados para seu bel prazer. Tais comportamentos regem a forma como vivenciam suas condutas, doando-se a determinada situação com excelência com as expectativas de retorno na mesma medida

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page